CCDS DE ALCÂNTARAS SE REÚNE

O Conselho Comunitário de Defesa Social - CCDS, se reuniu na manhã de hoje (18/10), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras, estando presentes os seguintes conselheiros representando suas instituições:

- Maurício Lúcio do Carmo - Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
- Antonio Sergio Santana - Sargento da PM;
- Miguel Marcelo F de Melo - Secretaria de Cultura;
- Antonio Alexandro A Alcantara - Bela Vista FM;
- Cleonice Aguiar de Carvalho - Escola Estadual Fco de Almeida Monte;
- Manoel Carneiro - CMDS;
- Joaquim Benicio Filho - Funcionário Público Estadual;
- Antonio Pereira da Costa - Associação Comunitária São Bernardo e Desterro;
- Marcos Blésio da Silva - Conselho Tutelar;
- Ana Gláucia Freire A Barros - Conselho Tutelar;
- Fernando Silva Lima - Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A reunião teve uma pauta composta de vários assuntos, dentre eles:

- Projeto Polícia Cidadã;
- Plano Municipal de Trânsito;
- Campanha de Conscientização no Trânsito;
- Criação da Guarda Municipal de Alcântaras;
- Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A respeito do Projeto Polícia Cidadã, foi informado que o Prefeito já estava buscando a implantação em nosso município, fato que culminaria com a criação da Guarda Municipal, como principal evento do Plano Municipal do Trânsito, fato bastante discutido por todos os conselheiros que citaram a direção por menores de idade, inclusive embreagados.

Fato bastante discutido foi o consumo de drogas lícitas e principalmente ilícitas por menores de idade de ambos os sexos, como também a prostituição de adolescentes na cidade e com a chegada de barraqueiros (vendedores ambulantes) que, segundo suspeitas e depoimentos estariam vendendo drogas.

Os Conselheiros Tutelares presentes explicaram que já estão fazendo um trabalho de informação através de Programa radiofônico e que a Juíza já os autorizou a tomar determinadas medidas a respeito das bebidas em estabelecimentos comerciais fornecidas a menores de idade.

O Delegado Sérgio Santana explicou que é necessário a participação da comunidade para fazer as denúncias afim de melhorar a atuação da Polícia.

A exemplo do que ocorreu no carnaval deste ano, todos ficaram de acordo em realizar visitas nas duas maiores escolas da sede do município (Estadual e Inocência) para conscientização dos alunos sobre os assuntos acima citados. Esta visita ocorrerá no dia 21 de outubro (quinta) com o seguinte cronograma:

Colégio Inocência - De 08:00 às 09:00 hs e de 13:30 às 14:30 hs
Colégio Estadual - De 10:00 às 11:00 hs e de 15:30 às 16:30 hs

Todos os conselheiros se mostraram bastantes preocupados e se comprometeram a, juntos, buscarem soluções para os problemas de segurança do município sem, no entanto, esquecer da importância das parcerias para o cumprimento das metas estabelecidas.