A ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALCÂNTARAS

A Secretaria do Desenvolvimento do Trabalho e Ação Social, em abril, ficou sob o comando da Sra. Vanderli Freire (foto), em abril, ao assumir esta Secretaria no município de Alcântaras , já nos meses de junho e julho do corrente ano, a Secretaria contou com um assessoria Técnica da Assistência Social, Elianice Viana, que capacitou os profissionais do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Hoje, a secretaria conta com uma equipe especializada composta por:

Lêda Mendes (Assistente Social);
Joara Gomes (Coordenadora da Proteção Social Básica);
katia maria (Secretaria Execultiva dos Conselhos da Assistência Social);
Aline Hellen (Secretaria Adjunta da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social)

Ainda no Centro de Referências da Assistência Social – CRAS, trabalham:

Adriana Silva (Assistente Social);
Vólia Bezerra (Psicóloga);
Valdemira Fontenele (Terapeuta Ocupacional).

A secretaria do trabalho e desenvolvimento social deu início, no mês de agosto, ao projeto “Diga Sim à Diversidade”, com o objetivo de fomentar a discussão e a reflexão a cerca das pessoas com deficiência através dos grupos familiares e dessa forma diminuir preconceitos e fortalecer os laços familiares e comunitários.

Outra atividade que está sendo implantada no município é o serviço de proteção social básica no domicilio para as pessoas com deficiência e idoso com a finalidade de prevenir agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Este serviço será acompanhado por uma terapeuta ocupacional contratada por esta secretaria para realizar visitas domiciares levando orientações de como cuidar e conviver com as pessoas com deficiencia e o idoso.

Além desta atividade, a terapeuta ocupacional (Dra. Valdemira Fontenele), irá desenvolver nos grupos de convivência o fortalecimento de vínculos com os idosos, a gerontomotricidade (ginástica geriátrica) que visa melhorar o desenvolvimento e o condicionamento físico dos idosos, elevando sua auto-estima.

Os outros Pojetos que funcionavam junto a esta Secretaria, continuam, e cada dia mais ganham mais força e motivação.