ALCÂNTARAS NO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

Aconteceu hoje (18/05), no Centro de Convenções de Sobral mais uma reunião do Fórum de Cultura e Turismo do vale do Acaraú, estando presentes representantes dos municípios de Alcântaras, Santana do Acaraú, Cariré, Reriutaba, Sobral, Hidrolândia, Forquilha e Varjota.

O Fórum é formado com os municípios da Região do Vale do Acaraú totalizando cerca de 21 municípios com o objetivo de trocas de experiências e intercâmbio cultural e turístico destes municípios.

Na reunião foram discutidos vários assuntos de interesse dos municípios presentes, tendo como foco principal a participação no Sistema Nacional de Cultura (SNC), em que serão destinados recursos exclusivos para todos os municípios brasileiros que quiserem participar. A reunião foi conduzida pelo Presidente do Fórum, Sr. José Brasil, e teve a participação especial do advogado da Prefeitura de Fortaleza, Sr. Rodrigo Vieira (foto acima), que explicou sobre a importância do Sistema para os municípios, e sobre o Acordo Federativo que as Prefeituras, Estados e Municípios deverão firmar entre si. Ressaltou também que os municípios deverão ter como pré-requisitos:

- criação da Secretaria de Cultura;
- criação do Conselho de Cultura;
- criação do Fundo de Cultura;
- criação do Sistema Municiál de Cultura;
- criação de uma Lei específica relacionando todos os ítens anteriores.

Alcântaras participou representada pelo Secretário de Cultura, Sr. Miguel Marcelo, que acenou de forma positiva para a participação do município no Sistema, haja vista que esta ação beneficiará toda a cadeia produtiva cultural de nosso município.