PROJETO FICHA LIMPA - CONFIRA O VOTO DOS PARLAMENTARES CEARENSES

Cinquenta e cinco deputados deixaram de votar o projeto ficha limpa, embora estivessem presentes na sessão que resultou na aprovação da proposta que proíbe a candidatura de políticos com condenação na Justiça. Segundo a lista de presença da sessão, iniciada às 21h09 de ontem (4) e encerrada a 00h27 desta quarta-feira (5), 445 parlamentares registraram presença. Mas apenas 389 votaram. O presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), também estava presente, mas só vota em caso de empate.

O PMDB, com 16 deputados, o PP e o PDT, com sete cada, foram os partidos com maior número de parlamentares que deixaram de votar mesmo tendo registrado presença na sessão. O DEM, com cinco nomes, o PR, o PTB e o PT, com quatro, aparecem na sequência. Há ainda três deputados do PSDB, três do PRB, um do PTC e um do PV que constam da lista de presença oficial da Câmara, mas não figuram na relação dos que votaram, também divulgada pela Secretaria Geral da Mesa.

A lista a seguir, divulgada em primeira mão pelo Congresso em Foco, reúne deputados de 17 estados. Destaque para as bancadas de Minas Gerais e do Piauí. Dez dos 46 parlamentares mineiros presentes não votaram, nem a favor, nem contra, nem se abstiveram formalmente. O mesmo ocorreu com metade dos dez deputados piauienses que estavam presentes na sessão mas não registraram voto.

O texto-base do projeto ficha foi aprovado com 388 votos favoráveis. O único voto contrário, segundo seu autor, foi por engano. Além dos 55 deputados que estavam presentes e não votaram, outros 68 faltaram à sessão. A votação dos destaques está prevista para esta tarde.

Veja a lista dos cearenses que, segundo o Congresso em Foco, estavam na Câmara, mas não votaram o Ficha Limpa:

Aníbal Gomes - PMDB
Flávio Bezerra - PRB
José Linhares - PP
José Pimentel - PT
Manoel Salviano - PSDB
Mauro Benevides - PMDB

QUEM VOTOU SIM

Ariosto Holanda - PSB
Arnon Bezerra - PTB
Chico Lopes - PCdoB
Eugênio Rabelo - PP
Eunício Oliveira - PMDB
Gorete Pereira - PR
José Guimarães - PT
Leo Alcântara - PR
Marcelo Teixeira - PR
Paulo Henrique Lustosa - PMDB
Raimundo Gomes de Matos - PSDB
Vicente Arruda - PR
Zé Gerardo - PMDB

AUSENTES

Eudes Xavier PT
Ciro Gomes PSB (licenciado)
Zé Airton PT

Fonte: Blog do Eliomar de Lima