JOSÉ QUINTINO

Arquivo do Site da Sec. de Est. de Transporte - DF

Esses são os elementos que determinam a trajetória de vida de José Quintino da Silva, o Talento da semana. Técnico em elevadores, viúvo e pais de cinco filhos crescidos, Quintino é também poeta e escritor. Nascido em Alcântaras, Ceará, há 52 anos, veio para Brasília aos 20 e aqui ficou.

Começou a escrever há dez anos. A vida dura do nordestino e a determinação de vencer serviram de inspiração para o nosso poeta, além do “desejo de contribuir de alguma forma para a cultura do nosso povo, porque o pouco que a gente pode fazer é mais que nada”, afirma Quintino.

O colega tem vários trabalhos prontos nos temas conto, poesia, música e romance no estilo cordel. E apesar do pouco tempo que tem entre trabalhar e escrever, ainda consegue se dedicar à leitura. Afirma ler muito e de tudo. Desde jornal a literatura brasileira e tem como escritores preferidos Machado de Assis e Paulo Coelho.

Atualmente, o poeta está preparando o livro Margarida e Aluízio, esforço, coragem e vitória, um romance em verso, que fala da perseverança, da luta e da vitória das personagens principais. Para Quintino, infelizmente, hoje a literatura em verso está sendo deixada de lado. Com a modernidade, as crianças e jovens escolhem o videogame, a televisão e a internet, além de não serem incentivados por pais e professores em relação a este tipo de literatura.

O livro, Margarida e Aluízio, esforço, coragem e vitória, está em fase de revisão do original e como editar um livro não é uma tarefa fácil, “se surgir um patrocínio será muito importante, mais não surgindo, pretendo fazer uma edição independente”, garante o poeta.


Um trecho do romance em verso Margarida e Aluízio, esforço, coragem e vitória do escritor e poeta José Quintino da Silva:

[...]
Por não aprender em casa.
Bons modos e educação.
Professores não respeitam.
E autoridade então?
Aos outros causa vexame,
miséria e tribulação .

Se diverte com a maldade,
com a dificuldade alheia.
Drogas, crimes, violência.
Batendo e levando peia.
Só bem tarde e que se vão
pro cemitério ou cadeia .

Ao nascer nós não trazemos
amor, ódio e preconceito.
Fé, esperança, saber.
Erro, ruindade ou direito.
Motivos, que não concordo
que o bom já nasce feito

A personagem da história,
desde o princípio da vida,
teve amor e carinho.
Por todos muito querida.
Decidiram batizá-la
por nome de Margarida.
[...]

Recentemente Quintino esteve em Alcântaras, visitando amigos e familiares, em suas 'aventuras poéticas' o mesmo teve dois momentos na Rádio bela Vista FM, onde pode demonstrar um pouco de seu talento, tanto na poesia, quanto na música.