PARÓQUIA RECEBE TRÍTPICO DE APARECIDA

Na tarde de ontem (03/01), uma equipe de fiéis se deslocaram ao município de Moraujo para la receberem o Tríptico de Aparecida.

A idéia da Diocese de Sobral receber o Tríptico foi do Ex-bispo de Sobral, Dom Fernando, que participando da Assembléia dos Bispos em Itaici, ao deparar-se com a exposição da réplica do Tríptico, presenteado pelo Santo Padre, à CELAM, teve a idéia de promover uma peregrinação na Diocese de Sobral, onde seria uma oportunidade de animar a ação missionária, pois a Diocese encontra-se Celebrando as Santas Missões Populares.

A Imagem Sacra que fora translada por aproximadamente 15 carros de Moraujo à Alcântaras, foi recebida com muita festa em Alcântaras. O Pároco local, Padre Edmilson, também foi a Moraujo para receber o Tríptico.

De longe ja se ouvia o barulho de fogos que alertava a comunidade católica que a Paróquia estava em Festa. A Imagem chegou exposta emcima de um carro e passou pelas principais ruas de Alcântaras e foi recebida na Igreja de São Vicente de Paulo com um pequeno show pirotécnico.

Antes da Missa, foi exibido um vídeo que explicava a simbologia do Monumento, onde o Padre Edmilson resumiu em "Capela Missionária". A Imagem ficará exposta até domingo próximo, quando a Paróqui de Meruoca deverá vir receber a mesma aqui em Alcântaras.

HISTÓRIA DO TRÍPTICO

O Papa Bento XVI deixou aos países da América Latina e Caribe um presente de sua presença, de sua oração, de suas palavras vivificantes e fortes. Junto a isso está a doação deste tríptico que representa o “Cristo do envio”. O povo crente o irá recebendo, não somente como uma ilustração de verdades. Talvez o fará seu e o transformará, pela oração, em um ícone de sua férvida e confiante devoção, em uma parábola pictórica na qual se unem o Credo da fé com a pessoa do Sucessor de Pedro.

A Igreja Latino Americana e Caribenha considera como marco inicial de sua evangelização um ícone: a figura mestiça de Maria de Guadalupe, representada no manto de São Juan Diego. Agora Bento XVI retomou essa tradição e entregou aos Bispos participantes do Encontro em Aparecida, um tríptico evangelizador e devocional.

Nele está contido a espiritualidade e o programa pastoral característico que propõe o lema da V Conferência: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos nEle tenham vida. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6). O tríptico flue da tradição da arte cusquenha. Com esse tríptico do Papa se encontram simbolicamente em Aparecida, a cultura andina que partilha os países do Oceano Pacífico com o mundo lusófono das costas do Atlântico, ao qual pertencer o Santuário Nacional Mariano do Brasil.